Categoria: Filmes Antigos

Alien marcou uma geração por uma série de fatores. É um filme de ficção, mas também de suspense e terror. Foi o longa metragem que rompeu com a era dos extraterrestres “bonzinhos” no cinema, graças principalmente à figura do título, assinada pelo artista surrealista H.R.Giger, que fez finalmente um extra-terrestre muito realista. Conjuntamente com esses factores, Ridley Scott e Sigourney Weaver viram suas carreiras catapultadas para a fama.
Scott, em conjunto com uma ótima equipe técnica, concebeu um visual surpreendente, que mesmo trinta anos mais tarde continua atual. Merecidamente, o filme foi premiado com o Óscar de efeitos visuais e indicado à estatueta de Direção de Arte, saindo vitorioso no Bafta (Trilha Sonora e Produção de Design) e na Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Terror dos EUA (Filme de Sci-Fi, Direção e Atriz Coadjuvante, para Veronica Cartwright ).
Pouco depois, em 1982, o cineasta confirmaria seu talento em outro clássico da ficção científica, Blade Runner, eventualmente considerado o melhor filme do gênero na história do cinema, em páreo duro com 2001 – Uma Odisséia no Espaço.
Alien, o 8º Passageiro virou um filme de culto com três continuações: Alien – O Resgate (1986, de James Cameron), Alien 3 (1992, de David Fincher) e Alien – A Ressurreição (1997, de Jean-Pierre Jeunet).
Nenhum comentário:
Postar um comentário